As esquadrias de alumínio e sua tipologia

perfil de alumínio diversas cores

As esquadrias de alumínio são bem conhecidas no ramo da construção, engenharia e arquitetura. No entanto, o termo usado para identificar as linhas das esquadrias ainda gera muitas dúvidas na maioria das pessoas. Nesse texto tentaremos ajudá-los quanto esta questão, ou seja esclarecer estas dúvidas.

O que determina a linha das esquadrias de alumínio é a espessura dos perfis de suas folhas. Para determinar a linha deve-se identificar o perfil mais alto e fino da esquadria e tirar a medida de sua parte mais estreita.

Quais são as medidas dos perfis?

Você já deve ter ouvido falar em Linha 16, Linha 25, etc. Estes números referem-se à espessura do perfil utilizado em uma esquadria e que influenciam diretamente na sua resistência. Por exemplo, se uma rajada de vento, tanto interna quanto externa forçar uma esquadria, um perfil de 20 mm não aguenta a mesma pressão que um perfil de 25 mm, por ser mais reforçado.

Veja também: Instalação de janelas de alumínio exige atenção desde o projeto

Quais são os tipos de perfis?

Basicamente existem dois tipos de perfis de alumínio disponíveis: os tubulares e os sólidos. Os perfis sólidos são mais flexíveis e sujeitos a torções, por outro lado os perfis tubulares possuem uma estruturação maior, formando uma seção interna que aumenta muito a resistência do perfil.

Em conclusão, quanto mais robustos os perfis maior será a resistência de sua esquadria quanto às deformações e flexões, possibilitando assim a confecção de esquadrias com dimensões maiores. Nós da Jap Janelas trabalhamos com perfis tubulares e sólidos das linhas 16, 20 e 25, cada um com sua particularidade e característica, acima de tudo, atendendo diversas obras.

WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?