Como cuidar das suas esquadrias de alumínio?

O alumínio é um metal muito utilizado por diversos setores em função das várias propriedades que acumula. Uma delas, e que torna esse material interessante para a fabricação de portas, janelas e esquadrias de alumínio, além de outras peças, é o fato de ter uma durabilidade mais ampla e não se deteriorar facilmente.

Mas mesmo que o alumínio não enferruje é preciso que ele receba os devidos cuidados para que possa ter uma vida útil ainda maior. Além disso, a sua manutenção garante a boa aparência e mantém a devida higienização.

Preparamos este artigo trazendo para você algumas dicas para fazer a limpeza e a manutenção de esquadrias de alumínio. Confira o que pode ser feito, aquilo que deve ser evitado e como proceder para realizar a manutenção corretamente.

Produtos para limpeza

A limpeza de esquadrias de alumínio é feita de uma forma fácil e bastante econômica, porque você não precisa de nenhum recurso ou produto especial para isso. Somente é necessário uma solução feita com égua e detergente neutro para eliminar a sujeira.

Ela deve ser aplicada com um pano limpo e macio, de preferência que não solte fiapos ou então uma flanela. Depois de aplicar essa solução, utilize outro pano seco, também macio que não solte fiapos, para retirar o excesso de umidade.

Periodicidade da limpeza

É recomendado que as esquadrias de alumínio sejam limpas em um intervalo de no mínimo um ano para os imóveis em regiões urbanas ou rurais. Nas regiões industriais ou litorâneas é preciso fazer esse procedimento a cada 3 meses em função da maior agressão que o material sofre.

Limpeza de trilhos de portas e janelas

As portas e janelas que correm em trilhos inferiores, principalmente, precisam de uma limpeza constante. Isso porque ali se depositam muitos resíduos, em especial poeira e areia, que devem ser retirados para não acumularem nem causarem danos ao material.

Quando não retirados, esses resíduos se compactam com o tempo pela ação de abrir e fechar. Com isso, ficam incrustados e se tornam mais difíceis de remover. Além disso, podem danificar as roldanas exigindo a sua troca.

A limpeza pode ser feita com o auxílio de uma vassoura ou pincel, mas você também pode usar um aspirador de pó para que até os menores resíduos sejam eliminados.

Produtos que devem ser evitados

Para fazer a limpeza das suas esquadrias de alumínio não utilize produtos ou materiais abrasivos, como saponáceos e esponjas de aço. Eles podem arranhar o material prejudicando a sua aparência. Além disso, evite também produtos com fórmulas ácidas ou alcalinas, porque podem causar manchas no alumínio e prejudicar a pintura ou a anodização.

Tenha o pincel como seu aliado

Em suas esquadrias de alumínio talvez você se depare com cantinhos que sejam difíceis de limpar. Algumas pessoas encontram a solução na utilização de objetos pontiagudos ou cortantes para fazer a retirada da sujeira que está ali, mas essa não é uma boa alternativa.

Para conseguir chegar até esses menores espaços prefira o auxílio de um pincel com cerdas macias. Ele consegue retirar esses resíduos sem danificar o material ou agredi-lo. E para que a limpeza seja mais fácil, basta evitar espaçar demais as manutenções para não se formarem incrustações.

Produtos derivados do petróleo

É comum as pessoas utilizarem solventes ou vaselina para deixar a superfície da esquadria mais brilhante. Apesar de conseguir alcançar esse resultado no primeiro momento, o problema dessa prática é que esses produtos atraem ainda mais poeira fazendo com que ela se deposite na superfície de uma forma mais fácil acumulando crostas rapidamente.

Além de aumentar a quantidade de manutenções esses produtos, por serem derivados de petróleo, causam o ressecamento de partes plásticas e borrachas, prejudicando a vedação da esquadria e reduzindo sua vida útil.

Não é difícil cuidar das esquadrias de alumínio, você só precisa usar os produtos certos para que não cause agressões ao material e ainda mantenha livre de sujeiras que possam comprometer a sua aparência e durabilidade. Assim terá uma peça bonita e resistente por muito mais tempo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Onde Comprar Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Whatsapp Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Onde Comprar Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Whatsapp Jap Janelas e Portas de Alumínio
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?