MENUFECHAR MENU

Como evitar desperdícios em uma obra

Quando falamos em construção ou reforma, um dos primeiros pensamentos que temos é o custo que isso traz. É verdade que materiais podem pesar no orçamento, mas você sabia que os desperdícios em obra também ajudam a encarecer (e muito) o projeto?

Por isso, é fundamental planejar o que será feito e ainda controlar de forma estratégica o uso de materiais para que não se perca nada, ou pelo menos muito pouco. E para ajudar com isso preparamos este artigo.

Se você quer reduzir ao máximo os desperdícios em sua obra, então continue lendo e confira algumas dicas para que nada fuja ao seu orçamento e você não fique no vermelho.

Calcule o material necessário

Numa obra ou reforma não podemos comprar o material à base do “eu acho que vai dar”. É preciso ter certeza de que a quantidade adquirida não será pouco nem muito para o que se pretende fazer. Dessa forma, o material não vai sobrar e a obra não vai atrasar por causa de cálculos mal feitos.

Prefira produtos de boas marcas

Para evitar desperdícios na obra também é importante optar por produtos de boas marcas. Isso vai garantir um melhor desempenho deles e, para alguns, ainda evitará perdas por causa de danos ou defeitos, como acontece com pisos e revestimentos de qualidade inferior.

Evite comprar tudo de uma vez

É mais interessante que você adquira o material da obra conforme o trabalho caminha e exista a necessidade de uso dele. Se você estiver começando o alicerce não é necessário adquirir agora os pisos, por exemplo. Então, para evitar que o material fique velho ou acabe danificado, compre de acordo com o andamento do projeto para que ele chegue ao canteiro e já seja utilizado.

Mantenha a obra organizada

A falta de organização aumenta os desperdícios em obra porque tudo fica espalhado, sem lugar definido e sujo. Para que nada seja confundido com o entulho ou acabe danificado, o ideal é que cada coisa tenha o seu lugar e o espaço permaneça livre e sem impedimentos para o trabalho.

Faça o controle de estoque

Além de manter todo o espaço organizado, para que você não tenha desperdícios em sua obra é importante que esteja ciente de todo o material que ainda resta. Dessa forma, existe menor chance de você acabar adquirindo produtos repetidos, o que levaria a um encarecimento do projeto.

Utilize o material adequadamente

Outro motivo de desperdícios em obras é a utilização inadequada do material de construção. Existem medidas e instruções de uso que precisam ser seguidas para alcançar melhores resultados e não haja falta nem excesso. Fique atento a isso se você for utilizar e instrua quem estiver lhe assessorando a fazer o mesmo.

Armazene conforme a instrução do fabricante

Todos os materiais têm uma forma certa de serem armazenados para que mantenham as suas propriedades e qualidade. Sempre procure nas embalagens e rótulos o que o fabricante diz para que você possa guardar o material do jeito certo. Assim evitará desperdícios em função do contato com a unidade, o sol, ou qualquer outro agente que possa ser agressivo para eles.

Preze pela qualidade dos procedimentos

Quando um trabalho é bem feito no canteiro de obras utilizamos a quantidade adequada de material e do modo correto. Dessa forma, diminuímos as chances de erros e não é necessário refazer trabalhos, assim, ganhamos tanto no material quanto em tempo.

Evitar desperdícios em obra não é complicado, somente precisamos ter controle daquilo que está acontecendo para que tudo seja feito de modo correto e com qualidade. Assim você terá um projeto bem executado sem que isso venha deixar rombos no seu orçamento.

Botão Onde Comprar Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Whatsapp Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Onde Comprar Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Whatsapp Jap Janelas e Portas de Alumínio
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?