Mantenha a casa aquecida no inverno com as esquadrias

Material e tipo de abertura interferem no desempenho térmico e na capacidade de vedação das janelas, além disso, a escolha de uma esquadria vai muito além das questões estéticas.

Uma janela adequada às necessidades do imóvel pode contribuir para o conforto térmico dos ambientes porque ajuda a manter a casa aquecida no inverno e mais fresca no verão.

Como resultado, um dos primeiros pontos que deve ser analisado é a capacidade de vedação da esquadria, fundamental para garantir a qualidade térmica dos espaços, consequentemente sendo prejudicado pela infiltração de ar. Exemplo: em um ambiente com ar-condicionado pode haver perda ou troca de calor entre o ambiente interno e externo.

Veja também: Benefícios da luz natural em casa

Troca planejada

Substituir as esquadrias da residência para aperfeiçoar o conforto térmico pode demandar um investimento alto, dependendo do tamanho do imóvel e do tipo de esquadria escolhido. Assim, inicialmente é necessário trocar as janelas dos ambientes de maior permanência, como quartos e salas de estar. A medida pode fazer com que o imóvel não fique esteticamente adequado até que a substituição seja concluída, mas o benefício térmico pode fazer a espera valer a pena.

Qual material escolher?

Acima de tudo, o conjunto formado pelo material de fabricação e o sistema de fechamento da janela é o principal aspecto levado em consideração no momento da escolha da esquadria.

Entre os materiais, o ferro é o que apresenta menor desempenho, por ser um condutor térmico, consequentemente, facilitando na troca de calor entre os ambientes. Os vãos entre suas peças móveis também são maiores e facilitam a passagem do ar.

As esquadrias de alumínio da Jap apresentam melhor custo benefício em relação às de ferro. Além disso, elas contam com sistema de isolamento formado por borrachas ou cerdas entre suas folhas, o que aperfeiçoa sua vedação, proporcionando um conforto no ambiente.

WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?