Esquadrias padronizadas: saiba como escolher, comprar e conservar

quarto com veneziana de correr marrom

O que observar na hora da compra?

Verifique se as esquadrias padronizadas tem certificação, selo do Inmetro ou outra garantia que atende às normas técnicas nacionais. Cheque sua qualificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, no Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo ou verifique se os produtos possuem laudos de ensaio em laboratórios credenciados pelo Inmetro segundo a NBR – 10821. Selos ISO 9000 e similares não garantem o desempenho da peça, apenas normatizam sua apresentação, suas dimensões e seu acabamento.

Faço sob medida ou compro padronizadas?

Depende do orçamento e da especificação do projeto. Para janelas, o arquiteto considera questões como a iluminação (natural e artificial) e a proporção entre as aberturas e a área do ambiente. Como resultado, os modelos de alumínio sob medida ficam cerca de 15% mais caros se comparados às peças prontas. Para as portas, vale a mesma relação de preço, ou seja, elas podem custar ainda mais se as dimensões saírem muito do padrão. Da mesma forma que, ao optar pelo desenho exclusivo, o profissional responsável deve checar o detalhamento dos caixilhos e o tempo de entrega.

Como calcular o vão de instalação?

O vão deve ser maior que a peça 4 cm na altura e 4 cm na largura. Isso permite o correto preenchimento do vão com massa evitando assim problemas como trincas e infiltrações. Portanto, saber o tamanho exato de cada porta, cada janela e os respectivos vãos é de extrema importância.

Qual o momento certo para instalar?

As esquadrias padronizadas devem ser instaladas após o reboco das paredes e antes do acabamento final. Por isso, elas devem estar embaladas devidamente para evitar que caia massa no produto podendo gerar manchas no acabamento. As melhores embalagens são as chapas de fibra de madeira, pois são mais resistentes e resistem melhor às intempéries. Embalagens de plástico e papelão não são indicadas.

Veja também: As esquadrias de alumínio e sua tipologia

Que cuidados tomar na instalação?

Contrate uma equipe especializada, que cumprirá a risca as orientações do fornecedor. É muito importante preencher muito bem o espaço entre a alvenaria e esquadria com massa, evitando assim espaços ocos, o que propicia as infiltrações. É aconselhável aplicar uma fina camada de silicone de poliuretano entre o marco da esquadria e a alvenaria ao final para garantir a correta impermeabilização.

Quais os benefícios do alumínio?

Leveza, fácil manuseio e manutenção simples, além de boa resistência a maresia. A anodização ou pintura, feita na fabricação, aumenta a proteção e a durabilidade do alumínio para as regiões litorâneas. O tratamento forma uma camada de óxido de alumínio, como resultado, protegendo contra corrosão, salinidade e fumaça industrial. Porém, o simples fato da esquadria ser anodizada ou pintada não garante a sua proteção, pois estes devem obedecer alguns parâmetros. A anodização de obedecer uma camada anódica, é de pelo menos 13 micras e a pintura 60 micras, necessitando também de proteção contra raios UV.

Como é a manutenção?

Limpe com produtos neutros, segundo as recomendações do fabricante na embalagem ou no manual de usuário. Evite agentes abrasivos, por exemplo, esponjas de dupla face e palhas de aço, e produtos químicos como removedores, querosene, cloro e limpadores multiuso, que danificam qualquer material.

WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?