MENUFECHAR MENU

O lado diferente de abertura das portas

Você já reparou que algumas portas abrem para o lado de dentro enquanto outras para o lado de fora? Já percebeu, também, que existem aquelas que abrem para a esquerda e outras para a direita? Esse é um detalhe que você precisa analisar na hora de construir ou reformar.

O lado de abertura de portas varia em função de diversos fatores e, na hora de você escolher a sua, não é somente a decoração e a estética que precisam ser consideradas. O lado para o qual uma porta abre também está relacionado com a segurança e acessibilidade. Continue lendo para entender.

A abertura de porta deve ser para dentro ou para fora?

Existem alguns ambientes onde vemos que a abertura da portas é para fora, já em outros acontece o contrário, sendo que elas abrem para dentro. Esse segundo padrão é mais comum aqui no Brasil, mas não em todos os casos, porque por questões de segurança e acessibilidade a abertura de portas deve ser para fora em algumas situações.

As folhas precisam abrir nesse sentido nos seguintes casos:

Em saídas de emergência

Todas as portas que são saídas de emergência devem abrir, obrigatoriamente, para o lado de fora, e isso é regulamentado pela NBR 9077. Essa determinação existe porque abrindo para fora fica mais fácil de o ambiente ser desocupado rapidamente, permitindo a passagem de um volume maior de pessoas.

Em banheiros acessíveis

Banheiros projetados para pessoas portadoras de necessidades especiais também devem ter a porta abrindo para fora. Isso porque fica mais fácil para a movimentação, tanto no ambiente como para manusear a porta, abrindo e fechando.

Em ambientes pequenos

Uma porta com tamanho padrão tem folha que varia entre 70 e 80 cm. Quando ela abre para dentro ocupa toda essa área no espaço e, se ele tiver dimensões pequenas, pode causar dificuldade para movimentação ali. Nesses casos é mais indicado, então, que a porta abra para fora.

Para as demais situações, como nas residências, não existe uma regra que determine se a porta precisa abrir para fora ou para dentro. Por isso, fica a encargo do proprietário para determinar aquilo que lhe parece mais viável em cada projeto.

Existe uma regra para abertura de portas ser para dentro?

Como dito, aqui no Brasil é mais comum vermos que as portas abrem para dentro, e essa explicação está no fato de que assim o ambiente se torna mais seguro. Não existe uma norma que estabeleça que a abertura deve se dar assim, porém, isso dificulta invasões.

Note que as dobradiças são compostas por um pino para possibilitar a movimentação da folha da porta. Essa peça fica voltada para o lado em que ela abre, então, se posicionarmos a porta para abrir para fora, esse pino ficará exposto do lado exterior. Como pode ser removido facilmente, não existe dificuldade para invadir o ambiente.

Mas atualmente existem diferentes modelos e tipos de portas que, inclusive, têm dobradiças ou pinos com uma tecnologia distinta. Isso permite que seja possível tanto optar pela abertura para fora como para dentro sem que isso venha comprometer a segurança dos espaços.

Como saber para qual lado uma porta abre?

Na hora de instalar uma porta é fundamental que você tenha em mente para qual lado deseja que ela abra, então, você deve observar a peça. É muito fácil saber em que sentido ela abrirá, porque você só precisa analisar as dobradiças.

O lado para o qual dobradiça está posicionada será também lado para o qual a folha vai girar. Se as dobradiças estão à esquerda, então a porta abrirá para a esquerda; se estiverem para a direita, ela abrirá para a direita.

É algo muito simples, mas que nem sempre prestamos atenção, e isso pode causar confusões na hora de instalar a peça, fazendo com que ela abra para o lado que não deveria. Como sabemos que isso pode prejudicar a segurança dos ambientes, fique atento a esse pequeno detalhe.

Veja também: Como transformar sua janela em um  objeto de decoração.

A abertura de portas pode parecer não ter importância alguma, porém, isso faz toda diferença quando queremos manter a segurança, a acessibilidade e ainda precisamos aproveitar melhor os espaços. Então, observe também esse pequeno ponto na hora de construir ou reformar.

Botão Onde Comprar Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Whatsapp Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Onde Comprar Jap Janelas e Portas de Alumínio
Botão Whatsapp Jap Janelas e Portas de Alumínio
WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?